5º Domingo da Páscoa
Estamos no tempo Pascal e refletimos sobre os acontecimentos da nova comunidade nascente com as peripécias do Espírito que vai edificando a Igreja e formando a comunidade dos Filhos de Deus, os que foram chamados a viver a vida nova em Cristo. Neste sentido vemos a primeira comunidade cristã, em seu inicio, com alguns problemas que precisam ser solucionados. Diante destas necessidades os Apóstolos constituem o Diaconato na Igreja. É importante refletirmos nestas situações do inicio da Igreja. Muitos dizem que foi “os homens” que criaram a Igreja hierárquica como forma de dominação e outras tantas coisas que dizem de nossa Igreja fundada por Jesus. Olhando para as Cartas do Novo testamento, vemos que a Igreja nascente vai se organizando e conforme vão aparecendo as necessidades vão instituindo homens que possam continuar a obra de evangelização, nesta Igreja que não para de crescer.
Assim se vê que, em outras cartas, vai confirmando outros homens a Bispo, como Tito, Timóteo e com este crescimento institui os presbíteros que possam auxiliar os Bispos na direção das comunidades. Toda a hierarquia da Igreja como suas características aparecem nas Epístolas e vemos assim a Igreja formada, da forma que é hoje, portanto nossa Igreja hierárquica é Apostólica, formada pelos Apóstolos.
E somos inseridos nesta comunidade de Filhos de Deus pela graça de Deus que nos chamou e nos revestiu de Seu Amor. “Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino,a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa”. E como “raça eleita” temos o compromisso de espalhar a Boa Nova, primeiramente com nosso testemunho, mas também com o anúncio da Palavra, somos a boca de Deus no mundo e para isso fomos revestidos da graça do Espírito Santo que faz de nós sacerdotes do Reino, isto é pessoas consagradas, reservadas a Deus para sermos suas testemunhas e sermos sal na terra e luz no mundo. Portanto temos uma missão, não viemos ao mundo apenas para “cuidar de nossas coisas”, temos uma missão – somos os filhos que Deus escolheu para anunciar sua Palavra e fazer acontecer no mundo seus prodígios com a Palavra e com os sinais para que o mundo creia. Temos que tomar essa consciência. Não somos mais “um” no mundo; não viemos ao acaso; não estamos aqui sem algum propósito. Deus pensou, em cada um de nós, desde toda eternidade, para um propósito, uma missão, cabe a nós descobrir essa missão, para isso Ele nos deu os dons, os carismas, os talentos é só colocarmos em prática. Não durmamos, não negligenciemos aquilo que recebemos de Deus. Deus nos escolheu e conta conosco.
“Na casa de meu Pai há muitas moradas”. O Senhor Jesus preparou uma morada para cada um de nós no Céu, estamos escrito no coração de Deus e Ele conta com a nossa chegada ao Céu, não decepcionemos o Senhor. E, garças a Tomé, sabemos como devemos chegar lá – Jesus é o Caminho – É só seguirmos os passos de Jesus e isso está nos evangelhos e o código do caminho é muito simples – Amai-vos como Eu vos amei – Tão simples e tão exigente. Uma exigência que chega a – “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem”. (Mt 5, 44). Temos um endereço no Céu e nossa casa está sendo preparada e ela é edificada por Cristo a cada momento que Ele encontra espaço em nosso coração e nos santifica pelo Seu Espírito que habita em nós. E este Espírito sempre vai nos mostrar as verdades do Céu, por isso que Jesus declara aos seus: “Quem me viu, viu o Pai” e “quem acredita em mim fará as obras que eu faço,e fará ainda maiores do que estas”. É isso! Somente os filhos, os escolhidos, aqueles que passam pela experiência com o Espírito Santo que recebem as declarações do Reino e conhecem a verdade, coisa que o mundo não recebe e nem acredita, pois não receberam o dom da fé. Cabe a nós, como testemunhas deste Reino, levar a eles a vida de fé com prodígios fazendo obras maiores que as de Jesus, não porque somos bons, mas por que o Espírito Santo se faz templo em nós e realiza as obras de Cristo em nós e através de nós.
Creia você é um implantador (a) do Reino.
Antonio ComDeus
5º Domingo da Páscoa
1ª Leitura – At 6,1-7
Escolheram sete homens repletos do Espírito Santo.
Salmo – Sl 32,1-2.4-5.18-19 (R.22)
R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
2ª Leitura – 1Pd 2,4-9
Vós sois a raça escolhida, o sacerdócio real.
Evangelho – Jo 14,1-12
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.