4º Domingo da Páscoa
Estamos no tempo pascal refletindo sobre tudo o que Cristo conquistou para nós na Cruz e na Ressurreição e neste tempo somos chamados a vivenciar com mais ardor a nossa fé e desfrutar as maravilhas do Senhor em nossa vida e em nossa Igreja.
Ele é o Bom Pastor e isso é fato. Não há dúvida para aqueles que passaram pela experiência com o ressuscitado, o problema está nas ovelhas. No discurso de Pedro no dia de Pentecostes nos mostra muito bem a condição para sermos ovelhas deste redil. Diante da pregação de Pedro o povo questiona: “Irmãos, o que devemos fazer?” Pedro respondeu: ‘Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. Nesta palavra de Pedro existe a condição para ser ovelha: Arrepender-se; ser Batizado; receber o dom do Espírito Santo.
Como a maioria de nós já está batizado então, precisamos empenhar,nos outros dois pontos apresentados por Pedro – Arrepender-se e se abrir ao Espírito Santo para que manifeste os Dons de Deus – Assim estaremos fazendo parte ativamente do Redil do Senhor.
Mas as coisas não param por ai, muitos pensam que fazer parte deste redil é chegar ao paraíso e ficar tranquilos sem nenhum incomodo, mas não é bem assim. Veja bem fazer parte deste redil é ter a certeza que o Senhor é o Pastor que nos salva e que com Ele estamos certos de nossa salvação, mas não estamos isentos de problemas e tribulações. A salvação é algo que Cristo conquistou para nós na Cruz e nos é dado de graça, mas a santidade é fruto de nossa luta, mas não sozinhos, pois recebemos a graça do Espírito Santo que nos fortalece para vencermos, com Ele, tudo o que se apresentar em nossa caminhada.
Desta forma a carta de Pedro nos dá as orientações necessárias – “Se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem […]. De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos”. Pertencer a este redil é assumir a vida que nosso Pastor assumiu para conquistar este redil. Fazer parte deste rebanho é ter a certeza que estamos caminhando para a vida eterna feliz, mas que por agora temos que lutar, sem titubear, sem esmorecer, buscando com todas as forças a presença ativa do Espírito Santo, em nossa vida, para termos a sabedoria e discernimento dos passos a darmos na direção de nossa vida de santidade. E nunca esquecermos que santidade não é propriedade como possuir algo definitivo (como: casa, carro, terreno, etc.). Mas é participação naquele que é santo.
Certamente temos a certeza de que somos “mais que vencedores”. (Rm 8, 37), pois sabemos em quem colocamos nossa confiança. Por isso que somos chamados a estar em constante oração, em intimidade com nosso Pastor para não nos desviarmos nem pela direita, nem pela esquerda e seguirmos seus passos. Nosso Pastor conhece a cada um de nós pelo nome e estamos em seu coração desde toda eternidade, sempre fomos queridos por Deus. Ele sempre nos gerou em seu amor para que pudéssemos participar de Sua Glória. Portanto não são problemas, dificuldades, contratempos, barreiras que nos irá tirar das mãos de Deus. Pois seu rebanho conhece a sua voz e sabe o que seu Senhor tem reservado para cada um de seus filhos.
Somos do Senhor, somos guerreiros, somos a manifestação de Deus no mundo, implantamos Seu Reino e estamos à procura de muitos outros que possam estar conosco neste redil. Vigiamos, oramos, participamos, comungamos, partilhamos, vivemos em comunhão e somos as ovelhas deste verdadeiro Pastor e com Ele nós não só temos vida, mas é abundante e para isso temos que renunciar a nós mesmos e entrar neste redil sem “nada” para sermos totalmente do Senhor. Não queiramos levar vantagens diante de Deus. Para sermos deste rebanho a CONVERSÃO deve fazer parte de nosso dia a dia.
4º Domingo da Páscoa
1ª Leitura – At 2,14a.36-41
Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus.
Salmo – Sl 22,1-3a.3b-4.5.6 (R.1)
R. O Senhor é o pastor que me conduz;* para as águas repousantes me encaminha.
2ª Leitura – 1Pd 2,20b-25
Voltastes ao Pastor de vossas vidas.
Evangelho – Jo 10,1-10
Eu sou a porta das ovelhas.