Reflexão Solenidade da Santíssima Trindade do Tempo Comum - 11 de Junho de 2017
 
Reflexão Solenidade da Santíssima Trindade do Tempo Comum - 11 de Junho de 2017
alt

Quem nele crê, não é condenado

Nossa vida é repleta de mistérios. Desde a nossa existência e tudo o que nos envolve, seja de forma material ou espiritual, estamos, na verdade, mergulhados em um mar de mistérios. Mas nenhum mistério é tão grande como o da Santíssima Trindade. Cremos, por que Jesus assim revelou e sua Palavra é verdade. Ele nos revelou que o Pai; Ele, o Filho; e o Espírito Santo são “um” em natureza. Certamente que não pode existir mais de um Deus, pois nenhum seria deus, se admitíssemos três deuses.

Coube ao magistério da Igreja a decodificar a revelação trazida por Jesus. Ele nos diz: “Eu e o Pai somos Um”. (Jo 10, 30). “quem me vê,vê o Pai” (1Co 15,1-8; Jo 14, 6-14). Em Mateus Jesus dá uma ordem: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".(Mt 28, 19).

O Pai se revela no Antigo Testamento, mas já nos mostra a pessoa do Filho e do Espírito apesar de ficar velado ao conhecimento do povo eleito. Gn 1,2: "A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”.Em Joel 3,1 "Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões”.Em Salmo 110,1: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. E assim teremos muitas outras citações para certificar que a revelação tanto no Antigo Testamento como na revelação realizada por Jesus que a Santíssima Trindade é uma realidade de fé mostrada principalmente por Jesus.

Agora. Muitas pessoas pensam que são três pessoas em um só Deus como se fosse uma pizza dividida em três partes, se assim o fosse não existiria deus, pois para deus só cabe um. Como entender então? São três pessoas em um só Deus sendo cada um,um Deus por inteiro. (CIgC 253). O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas não três deuses, o que seria impossível. Então como podemos entender? São três pessoas distintas, mas em uma única divindade, em uma única natureza.

O Mistério de nossa fé não está baseado em algo irracional, mas ininteligível. Não nos foi dado a entender, mas sabemos que é mistério. Não é no sentido de misterioso, mas que não nos foi dado o entendimento. É como chegar diante de uma grande muralha, intransponível, mas sabemos que é e tocamos, na muralha. Diante disso só temos uma posição a tomar - ajoelhar e adorar. Sim devemos adorar nosso Deus. A Ele toda honra, Glória, Louvor, Poder, Majestade e toda Adoração, Amém.

“Quem nele crê, não é condenado”.

Antonio ComDeus

Faça parte de nossa Campanha de Oração pelo Brasil, clique aqui e saiba mais!


Solenidade da Santíssima Trindade do Tempo Comum - 11 de Junho de 2017

 

1ª Leitura - Ex 34,4b-6.8-9

Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente.

 

Salmo - Dn 3, 52.53.54-55.56 (R.52b)

R. A vós louvor, honra e glória eternamente!

 

2ª Leitura - 2Cor 13,11-13

A graça de Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo.

 

Evangelho - Jo 3,16-18

Deus enviou seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por ele.

 

Share/Save/Bookmark