A amizadade é um dos mais lindos dons do amor

 “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.” (Jo 15,14-15)



 O próprio Cristo ensina o que é a amizade: uma relação de proximidade entre as pessoas, em que uma conhece em profundidade a outra. O amigo não é um mero conhecido, pois Ele ama como Jesus amou.

 A amizade é um dom do amor. Surge sem escolha e, muitas vezes, une pessoas completamente diferentes. Quem ama respeita, compreende e admira o que há de diferente e especial no outro. Amizade verdadeira não sufoca, não oprime, mas constrói, potencializa, engrandece. O verdadeiro amigo fala a verdade e também corrige quando é necessário.

 

Todos nós precisamos de amor puro uns dos outros. Fomos criados para amar e receber amor. Precisamos do amor puro dos amigos. Quem sobreviveria sem os amigos? Esses revelam o que há de melhor em nós.

 

Quando ocorrem os sofrimentos, desafios e tensões da vida, o amigo nos oferece seu suporte e atenção. O amigo verdadeiro não alimenta nossas carências e paixões ilusórias, mas nos ajuda a olhar com serenidade e equilíbrio os momentos mais difíceis em nossas vidas. Chora junto e se alegra junto.




Foto ilustrativa: Internet


Deus nos oferece Sua amizade

 

 O Senhor, o nosso melhor amigo, chama-nos de amigos. Mesmo sendo Deus, torna-nos Seus amigos, oferece-nos a Sua amizade. O Senhor define a amizade de uma dupla forma. Não existem segredos entre amigos: Cristo nos diz tudo quando ouve o Pai, oferece-nos a Sua plena confiança, revela-nos o Seu rosto, o Seu coração; mostra-nos a Sua ternura por nós, o Seu amor apaixonado que vai até à loucura da cruz.

 

 Fez de nós amigos. E nós, como respondemos? O que Ele nos ensina é perdoar, acolher, compreender, dialogar com o nosso irmão e irmã, sobretudo quando algo não vai bem.

 

 O segundo elemento, com que Jesus define a amizade, é a comunhão 
das vontades. “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”, ressalta Jesus. Nós somente seremos amigos de Jesus se amarmos como Ele nos amou, se passarmos por este mundo fazendo o bem como Ele fez.

 

 Nessa comunhão de vontade, realiza-se a nossa redenção: ser amigos de Jesus nos torna amigos de Deus. Se, muitas vezes, tornamo-nos parecidos com nossos amigos em ideias e comportamentos, mais ainda nos tornamos semelhantes a Cristo quando nos aproximamos d’Ele.

 

 Quanto mais amamos Jesus, quanto mais O conhecemos, tanto mais cresce a nossa verdadeira liberdade, cresce a alegria e realização de sermos remidos, de sermos pessoas novas em Cristo.

 

Oração do amigo

Faça com que eu compartilhe a vida com os meus amigos.

Que eu seja tudo para cada um deles.

Que a todos dê minha amizade,

Minha compreensão, meu carinho,

Minha simpatia, minha alegria,

Minha solidariedade, minha atenção, minha lealdade.

Que eu os aceite e os ame como são.

Que eu seja um refúgio poderoso

E um amigo fiel.

Faça com que permaneçamos unidos,

Pela nossa eternidade.

Que essa amizade floresça sempre como um belo jardim,

Para que nós possamos nos lembrar com gratidão.

Que sejamos todos cúmplices de bons e maus momentos.

Que eu possa estar presente sempre que precisarem,

Mesmo que seja só para dizer:

– Oi , tudo bem com você?

Senhor, presente em meu coração!

Eu peço que continue a nos guiar,

Amparar e proteger

Amem!”



Fonte: Cação Nova