SÃO MATEUS – 21/09

A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista. Antes de se converter ao cristianismo seu nome era Levi. Morava em Cafarnaum, na Palestina e trabalhava como coletor de impostos. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, para proclamar a mensagem cristã.

São Mateus sofreu maus tratos e foi hostilizado na Arábia e na Pérsia. Na Etiópia, divulgou a doutrina cristã pela última vez.

No ano de 930 as relíquias do apóstolo São Mateus foram transportadas para Salermo, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade.

ORAÇÃO

São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras: “Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!” Ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos. Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejem atos ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Escute minha oração!
Amém.

São Mateus, rogai por nós.