SÃO JOÃO NEPOMUCENO – 16/05

???? SÃO JOÃO NEPOMUCENO – 16/05

João Nepomuceno nasceu por volta de 1330, em Pomuk, vilarejo nas proximidades de Praga. De família pobre, nasceu quando quando seus pais já estavam em idade avançada. Daí ser “João” o seu nome, em alusão a São João Batista que também nascera quando Isabel já era idosa.
Estudou na universidade de Praga, onde se formou em Direito Canônico e doutorou-se em Teologia. Ordenado sacerdote, sua grande eloquência o levou à corte, onde tornou-se capelão e confessor. A própria rainha e imperatriz Joana tomou-o como diretor espiritual.
O rei, porém, querendo arrancar-lhe um segredo de confissão referente a sua esposa, mandou torturá-lo. Como continuou firme em seu voto do segredo da confissão, foi lançado nas águas do rio Moldava. Seu corpo foi descoberto e recebeu digna sepultura na Igreja de Santa Cruz.

???? ORAÇÃO
“Oh! Glorioso e invicto mártir São João Nepomunceno. Comunicai-nos uma centelha das virtudes preservadas e da viva fé, que na coragem enfrentastes as iníquas pretensões humanas e soubestes reservar na humildade e no silêncio o segredo da confissão. Concedei-nos por seu exemplo e intercessão a graça do bom uso de nossa língua e sejamos pelos méritos divinos, enumerados entre os eleitos. Amém!”