As duas colunas da Igreja

Solenidade São Pedro e São Paulo, Apóstolos. 02/07/2017

Celebramos a festa das duas colunas da Igreja. São Pedro escolhido por Jesus para ser o pontífice da Igreja, algo que é testemunhado pelos Apóstolos e que nunca houve qualquer mençãode dúvida sobre seu pontificado.E São Paulo o formador de comunidades e responsável por desatrelar o Cristianismo do Judaísmo espalhando pelas nações a Palavra de Deus entre todos os povos e raças.

A perseguição é uma marca daqueles que seguem a Jesus. Não existe cristão sem perseguição. Este mundo está nas mãos do maligno, ele é o príncipe do mundo e todo aquele que se colocar do lado de Jesus será algo do maligno. Assim aconteceu com os Apóstolos e na vida dos santos. E conosco não será diferente. Caso você está com sua vida tranquila, sem problemas e sem qualquer tipo de perseguição, então está do lado dos que não pertence a Deus. É sério! É isso mesmo!

Quando vemos Pedro na prisão e liberto de forma espetacular é por que a comunidade estava em oração e ainda, Pedro tinha que continuar sua missão. Ponto fundamental é a oração da comunidade. Somente na oração em comum que Deus realizará seu projeto. Ele determinou, desde toda eternidade, que realizaria seu projeto de salvação contando com a opção livre de cada um de nós. Por isso que a comunidade reza, isto é, se coloca em comunhão com Deus e assim Ele realiza seus prodígios.

Somos membros da Igreja do Senhor e Ele quer contar com cada um de nós para espalhar seu Evangelho. Veja Paulo: a mensagemfosse anunciada por mim integralmente,e ouvida por todas as nações”. Mas em sua caminhada a missão foi dura e difícil: “Combati o bom combate…” Mas nunca lhe faltou à presença do Senhor, mesmo em certos momentos em que se viu sozinho:“o Senhor esteve a meu lado e me deu forças… E eu fui libertado da boca do leão”. Assim é a vida daqueles que seguem ao Senhor. São soldados que lutam com as armas do Céu que o mundo não conhece nem compreendem e são rechaçados por todos os lados. Em 2Cor 11 Paulo apresenta sua alma em um discurso de desabafo onde mostra como foi tratado até mesmo pelos membros das comunidades que ele próprio fundou.

De outro lado vemos no Evangelho Jesus se revelando como “Filho do Homem”, este termo estava no contexto do Antigo Testamento e que se referia ao salvador, neste sentido Jesus se declara quem Ele é, e Pedro realiza uma profissão de fé – “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Diante disso Jesus dá a Pedro o Primado da Igreja e faz uma promessa: “tu és Pedro,e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Certamente que neste texto da Sagrada Escritura não deixa dúvidas a não s         er que queiram manipulá-la. Está muito claro que Pedro é a pedra central, – que a Igreja é instituída por Jesus, – o inimigo não terá poder sobre ela, e que – o representante da Igreja tem o poder de realizar o que for necessário e que Jesus dará certificação. Mas para tudo isso Jesus deu o Espírito Santo para que Ele dê toda a assistência a essa Igreja.

Essa é a nossa Igreja e hoje temos o sucessor de Pedro o Papa Francisco.

 

Antonio ComDeus

Reze o Terço da Misericórdia ao vivo conosco, de segunda a sexta-feira às 15h em nosso facebook www.fb.com/editoracomdeus

Solenidade São Pedro e São Paulo, Apóstolos. 02/07/2017

 

1ª Leitura – At 12,1-11

Agora sei que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes.  

 

Salmo – Sl33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 5)

R.De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

 

2ª Leitura – 2Tm 4,6-8.17-18

Agora está reservada para mim a coroa da justiça.

 

Evangelho – Mt 16,13-19

Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.