Reflexão: 3º domingo do Advento

Estamos nos preparando para o Natal, mas também estamos nos preparando para a segunda vinda do Senhor. E neste domingo a Igreja nos convida a celebrarmos a Alegria na espera confiante em Deus que vem para nos resgatar de toda opressão por isso somos convidados a cantar como o Profeta – “Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias”. Sim estamos em festa, mesmo que estamos hoje na Igreja Militante, já festejamos, pela fé, os acontecimentos últimos de nossa Vitória.

Isso mesmo! Vivemos aqui, envolvidos na tribulação da vida passando pelo “vale de lágrimas” muitas vezes privados de tantas coisas vivendo na precariedade do que a vida nos oferece, mas mesmo chorando damos gritos de alegria porque pertencemos a Deus e nosso coração regozija de alegria porque somos conduzidos pelo Espírito Santo e Ele nos revela quem nós somos e a quem pertencemos, por isso nós podemos cantar como Maria “Minha alma exulta de alegria em Deus meu Salvador”. Sim, somos felizes. E caso nossa vida hoje não reflete essa alegria, precisamos parar um pouco e pedir: “Vem Espírito Santo renova a face da Terra, renova o meu coração, faça de mim uma nova criatura”. Somente o Espírito Santo pode realizar essa obra nova em nossa vida por isso que São Paulo nos fala: “Não apagueis o espírito!”. Irmãos! Acordemos! Sem o Espírito Santo a vida torna insípida e nada pode nos trazer felicidade, podemos ter prazeres na vida, mas a felicidade só encontramos em Deus. Portanto, somente o Espírito Santo pode nos fazer felizes porque Ele nos plenifica em Jesus e nos dá a alegria de sermos filhos e participarmos das “coisas do Alto”. E o Apóstolo confirma: “Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso”. Nos preparemos para o Natal, mas com a confiança que Deus realiza em nós a obra de Salvação não porque somos bons e fazemos tudo certinho, mas porque nosso Deus é Amor e esse Amor nunca se cansa de Amar. Para a nossa alegria e esperança somos amados por Deus desde toda eternidade e por toda eternidade. Quanta alegria em saber que somos criados no amor de um Deus que criou todas as coisas e quis que eu e você existíssemos e participássemos de Sua Vida. Sinta essa felicidade – “Eu existo por causa de Deus”. Privado de muitas coisas por causa do erro de nós mesmos, mas resgatados pelo sangue de Jesus que demonstrou muito mais amor por nós e não nos abandonou. Diga: “Meu coração exulta em meu Deus”. João percebeu isso e viu a Glória do Senhor e teve a honra de fazer a ligação entre o Antigo Testamento e o Novo por isso que diz: “Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. João, conduzido pelo Espírito desde o seio de sua Mãe Isabel, teve a experiência com o Senhor da Glória e se humilhou e adorou a Deus. Irmão e irmã, contemplemos o que João contemplou e seremos tão felizes que nada, nada na vida será obstáculo para perdermos a felicidade. Mesmo que contra tudo e contra todos tenhamos que proclamar “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”. Aplainemos o caminho com o Senhor para que outros possam sentir a alegria do Amor de Deus.

Oi! João (você é João) como vai?

Antonio ComDeus


PRIMEIRA LEITURA (IS 61,1-2A.10-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2para proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. – Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (LC 1,46 SS)

(H4 p. 216 Fx 6)

O Senhor fez por mim maravilhas: * Santo, Santo, Santo é seu nome! (bis)

1. A minha alma engrandece o Senhor, * e se alegrou o meu Espírito em Deus, meu Salvador, * pois, Ele viu a pequenez de sua serva, * eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

2. O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é seu nome! *  Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam.

3. Demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos. * Derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou.

4. De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada, os ricos *  Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor.

5. Como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

6. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * como era no princípio, agora e sempre. Amém!

 

SEGUNDA LEITURA (1TS 5,16-24)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(H1, p. 46 Fx 9)

Aleluia, aleluia! *

Aleluia, aleluia!

O Espírito consagrou-me, (bis)

E mandou-me anunciar. (bis)

Boa Nova para os pobres! (bis)

 

EVANGELHO (JO 1,6-8.19-28)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

P.  6Surgiu um homem enviado por Deus, seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”, conforme disse o profeta Isaías.  24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e 25perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

– Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

 

 

 LEITURAS DA SEMANA: DE  12 A 18 DE DEZEMBRO DE  2011

 

2ª-: Gl 4, 4-7; Sl 95 (96), 1-2ª. 2b-3. 10 (R/. 3ª); Lc 1, 39-47

3ª-: Sf 3, 1-2.9-13; Sl 33 (34), 2-3. 6-7. 17-18. 19-23 (R/. 7a); Mt 21, 28-32

4ª-: Is 45, 6b-8.18.21b-25; Sl 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14 (R/. cf. Is 45, 8); Lc 7, 19-23

5ª-: Is 54, 1-10; Sl 29 (30), 2 e 4. 5-6. 11-12ª e 13b (R/. 2ª); Lc 7, 24-30

6ª-: Is 56, 1-3ª.6-8; Sl 66 (67), 2-3. 5. 7-8 (R/. 4); Jo 5, 33-36

Sab.: Gn 49, 2.8-10; Sl 71 (72), 2. 3-4ªb. 7-8. 17 (R/. cf. 7); Mt 1, 1-17

4º DOM. ADVENTO 2Sm 7, 1-5.8b-12.14ª.16; Sl 88 (89), 2-3. 4-5. 27 e 29 (R/. cf. 2ª); Rm 16, 25-27; Lc 1, 26-38 (Anunciação).